segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Aprenda a montar um currículo matador (de concorrentes)

Aprenda a montar um currículo matador (de concorrentes)

© Fornecido por MHM shutterstock

Ter um bom currículo é vital para conseguir o trampo desejado. E isso não diz respeito só da sua trajetória profissional, mas sobre como você pode usar dela para garimpar mais oportunidades.
Saber estruturar um CV é mais uma das peças dessa engrenagem que se tornou a seleção de candidatos liderada por empresas e RHs. Para se destacar é preciso ter em mente três pontos essenciais:
1 – Faça com que o seu currículo participe do processo de seleção;
2 – Prenda a atenção do selecionador para que ele leia o seu currículo por completo;
3 – Desperte o interesse do recrutador para que ele o chame para uma entrevista presencial.
Confira como esquematizar seu CV:

IDENTIFIQUE-SE



© Fornecido por MHM Shutterstock
Comece com sua identificação. Coloque nome, endereço, idade, nacionalidade, estado civil, telefones e e-mails para contato. Indispensáveis nos dias de hoje, é indicado colocar também suas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn…). Porém, paramos por aqui. Nada de colocar números de documentos como RG e CPF, por exemplo. Caso a empresa precise dessas informações, eles pedirão em um contato futuro.

SEM FOTOS, POR FAVOR!
Pode parecer tentador, mas se você não está concorrendo a uma vaga como modelo fotográfico, não existe razão para anexar uma foto ao seu CV. “Quando mal produzida, o retrato pode jogar contra você”, explica Magda de Paula, Coach e Diretora Executiva da Explain Consultoria, em Goiânia (GO). “A imagem gera uma impressão imediata e, em certos casos, ela tende a ser de rejeição”, completa.

MARQUE SEU TERRITÓRIO
Tão importante quanto indicar seu nome é mostrar para o recrutador porque você está enviando seu currículo. Após se identificar, crie um tópico chamado “Objetivo Profissional”. Ali marque exatamente o cargo (ou área) pretendida. “Isso sinaliza a posição hierárquica a que você está se candidatando”.

CHAME A ATENÇÃO
O selecionador tem pouco tempo para analisar os currículos. Por isso, criar um resumo de 2 parágrafos focado nas suas habilidades e conhecimentos pode garantir alguns pontos extras. “Essa atitude mostra que o candidato é um facilitador, alguém direto e objetivo”.

SEJA INFORMATIVO
No campo de experiências e formação acadêmica fuja de inventar a roda. Coloque a data de início e fim de cada atividade, o local onde ela foi realizada e seu cargo no momento. Aqui o importante é entender que menos é mais. “Textos curtos são mais atrativos e seguram a atenção de quem está lendo”.
A dica vale também para seus cursos complementares, idiomas e informática. Nesse caso, o que muda é que torna-se necessário informar seu nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado) para cada um deles. E lembre-se: agrupe as informações por ordem de relevância. Está buscando um cargo na área de programação? Então, comece com seus conhecimentos de software e deixe idiomas para depois, por exemplo.

TRAGA EXPERIÊNCIAS PESSOAIS
Fez uma trip para fora do país, mas foi apenas como turismo? Isso também vale como experiência internacional. Claro que as viagens de intercâmbio possuem um valor maior, contudo, não despreze o rôle com a família ou amigos em terras estrangeiras. Essa bagagem cultural é desejada por muitas empresas multinacionais hoje em dia.

OLHOS BEM ABERTOS NA FORMATAÇÃO E REVISÃO
Erros de português podem matar seu CV. Nesse caso vale a pena ser um pouco caxias. Leia, releia e não deixe passar nenhum deslize. “O currículo é sua carta de apresentação”, diz Magda. Se não se sentir muito confiante, passe o CV para um brother ou parente que você confia para dar uma olhada na gramática.
Na formatação, busque pelas fontes Arial ou Times, elas são padrões e podem ser lidas em qualquer programa de edição de textos. Mais: Escolha um tamanho de fonte e mantenha-se fiel a ele do início ao fim.
SEJA ATUAL

No final do currículo indique quando foi a última vez que você o atualizou. “CVs defasados tendem a ser um gol contra”. E vamos ser realistas, é difícil aguentar a barra de tomar um gol contra no final da partida. Redobre a atenção com a atualização do seu currículo e boas entrevistas. 

Fonte: Msn Dinheiro

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Cursos Online Variados

Temas Gerais
-https://www.edx.org/ - Cursos gratuitos dos mais variados temas, ofertados por universidades renomadas de todo o mundo, incluindo Harvard, MIT, entre outras. Vídeo-aulas em inglês com legenda também em inglês. Para obtenção de certificados, paga-se $50 como forma de ajudar a manter o site.

http://ocw.mit.edu/index.htm - O MIT OpenCourseWare oferece cursos de vários departamentos da instituição.


https://www.udemy.com/ - PAGO (mensalmente)


https://www.coursera.org/ - De graça. Os certificados verificados são 49 dólares, eu acho bem barato. E dá pra começar e pagar depois e/ou pedir refund. Além de monetizar a empresa que presta um serviço extraordinário. Tem os certificados comuns, grátis, que não usam mecanismos pra garantir que foi você mesmo que fez o curso.


https://www.udacity.com/ é tipo Coursera e edX, mas com foco pra tecnologia. Tem cursos oferecidos pela nVidia, Autodesk, Google, Facebook e universidades.


https://www.ed.ted.com é a parte educacional do TED, com conteúdo interessante e curto.


CrashCourse - é o canal de cursos completos em vídeos curtos dos irmãos Hank e John Green (autor de A culpa é das estrelas). Tem história (mundial e EUA), biologia, ecologia, química. Literatura e psicologia estão em andamento.


VlogBrotehrs - outro canal dos irmãos Green, tem vídeos sobre assuntos atuais como neutralidade da rede, prisões norteamericanas, curiosidades, etc.


SciShow -terceiro canal dos irmãos Green, com foco em ciência.


Vsauce - canal de de curiosidades.


Minute Earth - ciência e histórias sobre a Terra.


Kurzgesagt -animações explicando coisas como o mercado de ações, o tempo, o Big Bang, a lua.


https://www.khanacademy.org - tem cursos de física, química, biologia, história, economia, artes e o carro-chefe é a matemática, do mais básico pra frente.


http://oyc.yale.edu/ - Open Yale, tipo o Open MIT


Fundação Getúlio Vargas - cursos gratuitos do ramo da economia.


https://ureddit.com


Escola Virtual - Criado pela Fundação Bradesco, possui cursos das modalidades online e semi-presencial. Os temas são variados e, aparentemente, visam aumentar as oportunidades de quem está com dificuldades de se (re)inserir no mercado de trabalho.



Veduca - mais um site de cursos de renomadas universidades do mundo todo. USP, UnB, a pequena Harvard, MIT, Yale, entre tantas outras. A iniciativa é brasileira e tem como propósito democratizar o acesso à educação de alta qualidade no Brasil e demais países emergentes.


Senac SP EAD - o Senac SP oferece a modalidade de educação à distância com cursos de duração de 20h pelo valor de R$ 75,00. 


[YT]Univesptv - outro canal recomendadíssimo. Está em geral pois possui conteúdo de política, história, entre outros. Eu particularmente conheci por meio das playlists das aulas de Eletromagnetismo da Unicamp, do professor Luiz Marco Brescansin. Sem igual.


Iversity - aparentemente é o mesmo esquema do Coursera, vEduca, EDX e cia, porém, esta é uma iniciativa europeia. 


--------------------



Temas Específicos
CAD

http://cad.cursosguru.com.br/


[YT]Daniel Severino - canal do YouTube com aulas de CAD em geral. AutoCAD, Revit, Inventor, um pouco de cada.


Ensino Fundamental e Ensino Médio


[YT]Novo Telecurso - o Telecurso agora ganha nova versão em formato de canal no youtube através aulas multidisciplinares com ótima didática.


Exatas


[YT]Nerckie - canal do youtube com conteúdo de química, física e matemática de Ensino Médio.


[YT]Cálculo I - canal do usuário gusalberto8. Qualquer aluno de engenharia que já precisou de uma força no assunto, deve conhecer e recomendar.


Nanossensores


Nanossensores - curso oferecido pelo Instituto de Tecnologia de Israel através da plataforma Couresera.


Política


Saberes - cursos oferecidos pelo Senado Federal a respeito de vários temas, entre eles doutrinas políticas, ética e administração pública, política contemporânea, relações internacionais, entre outras. Parece interessante para quem deseja se inteirar mais sobre política


Culinária


https://cookingforengineers.com


https://cooklet.com


https://reluctantgourmet.com/technic.htm


https://how2heroes.com


Faça você mesmo (Do it yourself)


https://instructables.com


https://thedailymiscellany.com


https://wikihow.com


https://wonderhowto.com


https://howstuffworks.com


https://howcast.com


Física


Minute Physics - simplificando a física


Idiomas


https://www.duolingo.com/- Inglês e Espanhol. Aplicativo de celular muito bom. A interface é simples, bem feita e remete a um jogo. Não existe um conteúdo para se ler, você vai aprendendo mediante as atividades. Seus erros lhe custam "vida" que regenera com pontos adquiridos (lingots) nos acertos ou com o passar dos dias (creio). Os erros acompanham de informações que os corrigem, e ainda há a possibilidade de ver comentários e trocar ideia com outros usuários. É um método bem simples, mas que a todo momento trabalha a repetição de termos e estruturas gramaticais, traduções bilaterais, áudios e imagens, fixando o conteúdo.


http://www.dw.de/aprender-alemão/s-2199 - Curso de Alemão básico oferecido pelo governo Alemão.


http://livemocha.com/ - Site pra aprender idiomas. Você pode aprender uma nova lingua e ajudar outra pessoa a aprender português. Se não me engano você tem que corrigir os exercícios de outra pessoa que esteja aprendendo o português e alguém faz o mesmo por você.


http://www.memrise.com/ - Idiomas, vocabulário, história, ciência, etc. Na base da memória.


https://bbc.co.uk/languages


https://bussu.com


https://verbling.com


Microsoft Office


http://office.cursosguru.com.br/ - Cursos de Excel e Word são essenciais para qualquer pessoa. Eu descobri o VBA no excel há pouco tempo e estou fascinado, apesar de ainda não ter aprendido. Todo mundo acha que sabe mexer no Word, mas a maioria não sabe nada. Formatar um texto é muito importante e pra quem faz isso frequentemente, sabe que alguns parágrafos teimam em não se alinhar pelos métodos normais, entre outros probleminhas.


Música


https://justinguitar.com


https://musictheory.net


https://utimateguitar.com


https://playbassnow.com


https://howtoplaypiano.ca


https://teoria.com


Programação


http://www.codecademy.com/


http://www.learncpp.com/ - Programação em C/C++


http://www-h.eng.cam.ac.uk/help/tpl/...s/C%2B%2B.html - Programação em C/C++


http://jcatki.no-ip.org/fncpp/Resources - Material para aprendizado em C/C++


http://code.org/learn


https://www.khanacademy.org/#computer-science


http://skillcrush.com/category/blog/...ces/tech-term/


http://www.bentobox.io/


http://www.codeyear.com/


http://www.codeschool.com/ - PAGO (mensalmente)


http://teamtreehouse.com/ - PAGO (mensalmente)


http://net.tutsplus.com/ - PAGO (mensalmente)


http://www.lynda.com/ - PAGO (mensalmente)


http://www.udemy.com/courses/Technology - PAGO (mensalmente)


http://www.pluralsight.com/training - PAGO


https://learncodethehardway.com


https://htmldog.com


https://trypython.org


https://rubymonk.com


https://codingbag


Elithe Computer Guy


Sistemas Complexos


éToile Platform


Complexity Explorer


Web Design


Curso em Vídeo - cursos de HTML5, CSS3, Photoshop e PHP. Poucos mas de excelente qualidade.


******


Para aqueles que mesmo com as descrições ainda estão um pouco perdidos, seguem algumas informações mais destrinchadas. 


Como funciona?

Você senta a bunda na carteira e estuda por algumas horas. As técnicas e os incentivos para se mudar de hábitos você encontrará aqui (recomenda-se ler o tópico todo). A motivação ao ver a persistência dos colegas você encontra aqui.

Certificado, como é? E o currículo?

Seguinte, os canais do YouTube não oferecem qualquer tipo de certificado. Parece meio óbvio, mas é sempre bom avisar aos desavisados. É o conhecimento nu e cru, apenas para você aprender. Talvez os mais experientes possam opinar mais, mas não julgo que seja apropriado colocar no currículo que você fez um curso de 20h no YouTube. Esses canais são voltados apenas para aprofundar você nos assuntos que cada canal aborda. Apenas para expandir seus conhecimentos. Ninguém coloca no currículo que lê o caderno de política da Folha de São Paulo diariamente, não é?

Alguns outros sites também não oferecem certificados. A exemplo do site/blog/canal CADguru e Officeguru. Tem toda uma estrutura, um roteiro, mas não passa de um canal de YouTube/Vimeo organizado. Você não é testado, nem nada. Se for mencionar no currículo, acho que no máximo algo do tipo "conhecimentos básicos/intermediários/avançados em AutoCAD". Isso se você realmente tiver absorvido algo e tiver se auto-testado diante das demandas que você mesmo criou.


As plataformas como vEduca, Coursera, edX, Udemy, Udacity, Iversity e as demais que oferecem cursos de universidades renomadas do mundo podem ou não ter certificado. Em geral, é possível obter um certificado genérico o qual não comprova sua identidade, ou seja, não comprova que foi você quem assistiu as aulas e fez as atividades propostas. Por outro lado, em geral oferecem certificados que comprovam a identidade por uma quantia simbólica de US$ 50 (para ajudar nos custos da iniciativa). Alguns são US$ 50 por módulo, o que deixa o curso completo mais caro. Geralmente é esse o valor, mas pode ser maior. Em ambos os casos, julgo que é válido colocar no currículo se tiver relevância para a vaga desejada (lembrem-se, currículo se faz um para cada vaga a que você se candidata). De modo geral, mostra desempenho em se aprimorar. Se você quer apenas mostrar que tem boas noções de algum assunto, o certificado genérico pode ser suficiente. Por outro lado, se saber Python é fundamental para a(s) vaga(s) que você deseja, talvez seja melhor fazer o pequeno investimento e mostrar que você fez o curso à sério.


Fonte: HardMob